Busca CPF

Busca CPF

O Cadastro de Pessoas Físicas é um dos mais importantes documentos brasileiros e todo cidadão deve ter. Ele é essencial para identificar quem você é perante algumas instituições, atestar se você tem ou não débitos no nome e cadastrar-se em lojas, bancos e concursos públicos. Mas, pode acontecer de por algum motivo, você esquecer ou perder o seu Cadastro. Por isso, vamos explicar abaixo como busca CPF novamente.

busca cpf

Se você esqueceu seu CPF

Se você não lembra o número do seu Busca CPF e não tem outro lugar que possa consulta-lo, é necessário comparecer até a Receita Federal, agências bancárias (Banco do Brasil ou Caixa) e Correios para receber o documento. Lá, você vai informar que esqueceu o número e, com os documentos de identificação necessários (normalmente identidade e título de eleitor), você consegue ter acesso a ele.

Em caso de perda ou roubo do CPF

Sempre que um documento seu for extraviado é necessário comparecer até uma delegacia para fazer um boletim de ocorrência. No caso do Cadastro de Pessoa Física, você vai até o local, informa o que aconteceu, registra o boletim e já consegue tirar a segunda via do documento ali mesmo.

Como tirar segunda via do CPF

Um dos documentos mais fáceis de solicitar a segunda via é o Cadastro de Pessoa Física, podendo ser feita pela internet. A segunda via do documento precisa ser solicitada de formas diferentes para quem não declara imposto de renda e outra forma para quem já declara. Vamos ver abaixo como funciona cada uma.
Quem não possui imposto de renda: Para quem não declara o imposto de renda, é muito mais fácil solicitar a segunda via. Você vai acessar o site da Receita Federal para fazer a solicitação. Depois, é só preencher corretamente os dados e informar os dados do CPF, mesmo que você não tenha ele em mãos, assim como nome completo, data de nascimento, nome da mãe e título de eleitor. Então você vai clicar em enviar e na tela seguinte irá aparecer um comprovante que você deve fazer a impressão. A segunda via pode ser impressa da sua casa mesmo e existem algumas instruções que são informadas a você no site da Receita Federal, nesse mesmo momento de inscrição.

Para quem declara imposto de renda: Para quem já declara o imposto de renda, o CPF deve ser solicitado através do site do eCAC, o centro virtual de atendimento da Receita Federal. Nesse site é preciso ter um código de acesso que você criará rapidamente nesse momento. Lá, você vai preencher com o número do seu CPF e data de nascimento. Depois você coloca os caracteres de confirmação e clica para avançar.

Na tela seguinte será preciso informar os números dos recibos de entrega das últimas duas declarações do imposto de renda e criar uma senha a partir das instruções dadas naquele espaço. Depois de ter o código, você acessa a página do eCac e digita o número do seu CPF, o código de acesso recém gerado e também a senha que acabou de criar.

Na tela inicial do eCAC, você vai clicar em Cadastros e a seguir em Comprovante de Inscrição no CPF. Por fim o comprovante é gerado e você pode imprimir a segunda via da sua casa mesmo.

buscar CPF pelo nome

Quem pode solicitar um CPF?

Se você ainda tem dúvida de quem pode solicitar um CPF, pode descobrir tudo agora. Todo brasileiro pode solicitar um CPF na Receita Federal. Além disso, não existe uma idade mínima para solicitar o documento, pessoas de qualquer idade podem pedir. Mas lembre-se: cada cidadão poder ter apenas um número de CPF, solicitar mais de um não é permitido.

Quando for menor de 16 anos, para fazer a busca CPF deve ser solicitado pelos pais ou responsáveis. Já para os maiores de 16 anos, somente o titular ou um representante legal pode fazer a solicitação.
Se a pessoa está interditada ou incapaz, o CPF deve ser solicitado por um tutor ou curador. Ainda, uma pessoa falecida que possuis bens a inventariar precisa ter seu CPF solicitado por um cônjuge ou sucessor, agora, se não tem bens, pode ser solicitado por qualquer parente.

Como fazer cadastrar CPF pela internet

Agora, é possível também solicitar o seu Cadastro pela internet. Mas, é preciso ter cuidado e fazer essa solicitação somente no site da Receita Federal. Abaixo, você poderá acompanhar passo a passo como fazer a sua inscrição com segurança e rapidez.
Para começar, você precisa entrar no site da Receita Federal e clicar na aba superior onde está escrito Serviços. Depois de clicar, você vai acessar o link onde está escrito buscar CPF e lá, irão aparecer muitas opções relacionadas ao assunto. Você pode solicitar pela primeira vez, pedir alteração de endereço, acompanhar seu cadastro, etc.

Conclusão

O Cadastro de Pessoa Física é um documento muito importante para todos os cidadãos, por isso, se você perdeu o seu, vá imediatamente até uma delegacia e registre um boletim de ocorrência, pois ter o seu documento em mãos de pessoas não confiáveis pode ser um problema. Uma boa dica é sempre anexar o seu número de CPF a outros documentos como identidade e carteira de motorista.