Cadastrar CPF

Cadastrar CPF

O Cadastro de Pessoas Físicas é um documento que identifica o cidadão brasileiro e é também como um banco de dados que guarda todas as informações cadastrais de seus contribuintes e das pessoas que se inscrevem voluntariamente. Ele é muito utilizado em diversas situações do dia a dia e é muito importante que todo cidadão tente cadastrar cpf.

Antigamente, para criar seu Cadastro de Pessoa Física, era necessário ir até a Receita Federal e agências bancárias como Caixa Econômica e Banco do Brasil. Hoje em dia ele ainda pode ser solicitado nesses locais, mas também pode ser pedido pela internet.

Dessa forma, você pode fazer a solicitação do documento da sua própria casa, na hora que quiser e nem precisa ir até uma outra instituição para busca-lo, ele pode ser impresso direto de onde você estiver.

cadastrar cpf

Quando fazer o CPF

O documento pode ser solicitado por qualquer pessoa e é muito importante que todo mundo tenha, já que ele é pedido em diversos momentos da vida e que podem atrapalhar se você não possuir um. Por exemplo, para fazer financiamentos em bancos, abrir contas em lojas, criar cartões de créditos, prestar concursos públicos e ter acesso se você possui algum débito no seu nome.

Mas, a grande maioria das pessoas é obrigada a possuir esse documento. Vamos ver abaixo quem deve fazer um CPF.

– Pessoas com mais de 18 anos que constarem como dependentes em Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda e Pessoa Física;

– Pessoas sujeitas à apresentação de declaração de rendimentos;

– Inventariantes, cônjuges ou conviventes, sucessores a qualquer título ou representantes do falecido que tenham a obrigação de apresentar a DIRPF em nome do espólio ou do contribuinte falecido;

– Pessoas cujos rendimentos estejam sujeitos ao desconto do imposto na fonte ou estejam obrigadas ao pagamento do imposto;

– Profissionais liberais, entendidos como aqueles que exerçam, sem vínculo de emprego, atividades que os sujeitem a registro em órgão de fiscalização profissional

-Pessoas locadoras de bens imóveis;

– Pessoas participantes de operações imobiliárias;

– Pessoas obrigadas a reter imposto na fonte;

– Titulares de contas bancárias, de contas de poupança ou de aplicações financeiras;

– Pessoas que operam em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas;

– Pessoas inscritas como contribuinte individual ou requerentes de benefícios de qualquer espécie no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);

– Residentes no exterior que possuam no Brasil bens ou direitos sujeitos a registro público;

– Pessoas que solicitarem Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

cpf

Quem pode tirar o CPF?

Agora que já sabemos quem precisa tirar o CPF, vamos descobrir quem pode tirar. Basicamente, qualquer brasileiro de qualquer idade (inclusive que moram fora do país) podem solicitar o documento. Mas lembre-se: só é permitido um CPF por cidadão.

Para os menores de 16 anos, quem deve fazer a solicitação são os pais ou responsáveis. Já quando o cidadão é considerado incapaz ou interditado, quem deve solicitar é um tutor ou curador legal.

Quem estiver entre 16 18 anos pode fazer a solicitação através dos pais e representantes legais ou o próprio cidadão. Acima de 18 anos e menor de 70 anos é necessário que a própria pessoa faça, a não ser em situações como incapacidade, já citada acima. Os maiores de 70 anos seguem a mesma regra das pessoas que estão entre 16 e 18 anos, podendo fazer o pedido tanto o titular quanto um representante legal.

Por fim, para solicitar Cadastrar CPF de uma pessoa já falecida, existem dois casos: se possui bens a inventariar é necessário que a solicitação seja feita por um herdeiro ou cônjuge. Se não possui bens a inventariar pode ser solicitada por qualquer parente.

Documentos necessários para Recadastrar CPF

Cada caso citado acima necessita de documentos específicos. Para quem é incapaz ou interditado, é necessário levar documento de identidade do titular, documento do representante e um documento de procuração particular com firma reconhecida.

Para quem está entre os 16 e 18 anos, é necessário levar documento de identidade, título de eleitor (se já tiver), e se for solicitado pelos pais ou representantes legais, deve levar também o documento que comprove o parentesco ou a própria procuração.

Maiores de 18 anos precisam levar documento de identidade e título de eleitor. Quando se trata de brasileiros que moram no exterior, além dos documentos citados acima de acordo com cada caso, é necessário levar também uma ficha que pode ser retirada no site da Receita Federal, impressa e preenchida até o consulado ou embaixada brasileira da cidade que você mora.

Quando você vai solicitar o documento de alguém já falecido, é necessário levar a certidão de óbito, um documento de identificação do falecido e documento também de identificação de quem está fazendo a solicitação.

Cadastro CPF

Quanto custa para cadastrar

Normalmente é cobrada uma taxa de serviço para se inscrever no Cadastro de Pessoa Física, sendo ela em torno de R$5,50. Mas, assim como na internet, algumas entidades públicas realizam o atendimento gratuitamente.

Agora você já sabe como cadastrar CPF. Por isso, aproveite que já está na internet e faça a solicitação do seu no site da Receita Federal. É fácil, rápido e você vai poder imprimir da sua própria casa. Quanto mais cedo você fizer o CPF, mais rápido poderá usufruir dos benefícios que ele traz.