Consulta CPF pelo Nome

Consulta CPF pelo nome

O número de CPF é muito importante para o cidadão, sendo necessário sua utilização em diferentes momentos da vida. Sem ele, a pessoa fica praticamente sem identificação e impossibilitada de fazer muitas coisas como por exemplo, abrir contas em bancos ou prestar concursos públicos. Além disso, para empresas atestarem o bom crédito de possíveis clientes, é possível ter acesso a ele também, sendo assim uma grande fonte de informações sobre débitos. Mas, em alguns momentos nós nos deparamos sem conseguir descobrir um número de CPF e por isso, vamos explicar como ele pode ser feita a consulta CPF pelo nome.

consultar cpf nome

O que é o CPF

CPF significa Cadastro de Pessoa Física, um documento que é registrado pela Receita Federal. O CPF é necessário para efetuar diversos cadastros durante toda a vida, mas principalmente, para a declaração do Imposto de Renda. Além disso, é necessário para prestar concursos públicos, matricular-se em universidade, fazer cadastro em lojas, contratar alguns serviços, abrir uma conta em banco, pedir um cartão de crédito, etc.

Todo cidadão tem um número de CPF, só assim ele possui uma identificação perante muitos serviços e entidades.

Como fazer CPF

Antigamente, o CPF era um cartão azul, mas ele, foi tirado de circulação. Agora, o CPF pode ser impresso da sua casa mesmo e sua solicitação é feita através da internet.

O CPF pode ser feito por pessoas menores e maiores de idade e também brasileiros que moram fora do país.

consulta cpf pelo nome

Consulta CPF pelo nome

Só existem duas formas de consulta CPF pelo nome de alguém. A primeira acontece quando empresas que possuem convênios com empresas de crédito podem realizar essa pesquisa mas sem repassar aos consumidores. Ele é exclusivo para fazer análise de crédito de alguém, para empresas que trabalham com isso. Nessa consulta, é informado o nome da pessoa que deseja descobrir o CPF. O nome precisa estar escrito corretamente para dar certo. A consulta vai oferecer o numero do CPF, o nome da mãe e data de nascimento. Mas não vai mostrar endereço, telefone, etc. Ela serve somente para informar o CPF para que a empresa possa pesquisar e fazer a análise de crédito.

E se você for um consumidor, só pode fazer a consulta do próprio CPF na Receita Federal ou de outra pessoa também pelo nome se você for seu representante legal, judicial ou procurador da mesma. Para isso, é necessário ir também a uma agência da Receita Federal.

Caso de perdas ou roubos

Às vezes surgem imprevistos e a gente acaba perdendo o CPF, deixando cair e não vendo ou até pior, tendo a bolsa roubada e perdendo todos os documentos. Se alguma dessas coisas aconteceu com você, é permitido que consulte o número do seu documento na delegacia, no mesmo momento que for realizar o boletim de ocorrência da perda do mesmo.

Se você somente perdeu, vá até a Receita Federal e informe o ocorrido, levando também outros documentos de identificação seus para que eles informem para você o número do seu documento. Depois disso, não esqueça de solicitar a sua 2ª via, é muito importante você sempre ter o CPF com você.

2 via cpf

Consultar CPF pela internet

Hoje em dia é permitido também, assim como solicitar um CPF pela internet, fazer a consulta do mesmo. Se você tem o numero do documento, pode realiza-la através do site da Receira Federal. Para isso, é necessário ter também a data de nascimento do titular do CPF.

Além disso, no site do SerasaConsumidor é possível consultar seu próprio CPF e checar Serasa, Score e se existem débitos em seu nome. Assim fica muito mais fácil, já que você não precisa ir até uma agência para obter essas informações.

A segunda via do CPF também pode ser solicitada pela internet, é fácil, rápido e você imprime de casa mesmo. Todos os cidadãos podem solicitar, mas existem duas formas diferentes, uma para quem já declarou Imposto de Renda nos últimos dois anos e outra para quem não declaro, sendo essa última mais fácil de realizar.

Agora, para consultar o CPF de outras pessoas, é preciso fazer isso indo até os Correios. Você pode descobrir dividas, cheques e outras restrições. Para isso é necessário o número do CPF e os seus documentos.

Na internet, existem alguns sites que dizem que pesquisem o CPF apenas pelo nome de alguém, mas além dessa prática ser ilegal para cidadãos não autorizados, normalmente é uma fraude. Por isso, se você for uma empresa e precisar de um CPF, contrate uma outra empresa especializada nisso. Se você for um cidadão, avalie se a sua necessidade é cabível e converse com o titutal do número do documento que você precisa.

É interessante que desde cedo seja feito o CPF, ainda quando adolescente, para que sempre que for necessário, ter o documento em mãos.