Consulta CPF

O CPF, sigla para Cadastro de Pessoas Físicas, é um dos documentos mais importantes que o brasileiro carrega no dia a dia, pois o número de CPF de cada pessoa mostra a situação cadastral de contribuintes obrigatórios ou voluntários a inscrição do consulta CPF, permitindo assim uma checagem rápida das informações da pessoa caso esta deseje abrir uma nova conta em alguma loja, comprar produtos ou adquirir serviços.


Administrado pela Secretaria da Receita Federal do Brasil, ou RFB, o banco de dados do CPF é utilizado por inúmeras empresas e também serviços do Governo Federal para permitir a criação de novos contratos entre novos clientes e estas empresas.

consulta cpf

E é importante que o portador do CPF sempre saiba como anda a situação cadastral do seu CPF, pois assim evita problemas futuros, além de estar sempre em dia com a Receita Federal.

Vale lembrar que o CPF é um documento importante, e você não deve divulga-lo a ninguém que não seja uma empresa séria ou órgãos do governo, pois algumas pessoas podem agir de má-fé e utilizar seu CPF para maus negócios. Não existe um site que possa rastrear uma pessoa pelo CPF ou achar um número de CPF pelo nome da pessoa, por exemplo, e é importante checar se o site que você está usando para consultar sua situação cadastral é seguro.

consultar cpf

Consultar CPF – Situação Cadastral

Para que você consiga conferir a sua situação cadastral no CPF, basta acessar o site da Receita Federal (https://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/SSL/ATCTA/CPF/ConsultaSituacao/ConsultaPublica.asp) e inserir seu Cadastro de Pessoas Físicas junto com a sua data de nascimento.

O site da Receita Federal vai mostrar o resultado da sua consulta, que pode ser situação cadastral Regular, por exemplo, onde não há nenhuma pendencia no cadastro do contribuinte. Outras situações cadastrais também podem ocorrer, como a Pendente de Regularização, onde o contribuinte deixou de entregar alguma Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) a que estava obrigado em pelo menos um dos últimos cinco anos, a situação Suspensa, onde o cadastro do contribuinte está incompleto ou incorreto, a situação Cancelada, onde o CPF foi cancelado, em virtude de uma decisão administrativa ou judicial, como por exemplo falecimento do contribuinte, e por fim a situação Nula, que significa que foi constatado algum tipo de fraude na inscrição do contribuinte e a consulta CPF foi anulado.

Cadastrar CPF – Consulta CPF Pelo Nome

E caso ainda não possua um CPF, é possível se cadastrar em qualquer agencia da Caixa Economia Federal, Banco do Brasil ou Correios, além da própria unidade da Receita Federal mais próxima de você.
Para se cadastrar no CPF é preciso ter os seguintes documentos em mãos, caso você seja maior de 18 anos:
• Documento de identificação oficial com foto do interessado;
• Certidão de nascimento ou de casamento, caso não conste no documento de identificação oficial apresentado a naturalidade, a filiação e a data de nascimento;
• Título de eleitor ou documento que comprove o alistamento eleitoral;
• Na inexistência da obrigatoriedade ou da impossibilidade do alistamento eleitoral, certidão da justiça eleitoral ou documento que comprove esta condição.
Se você for menor de idade, é necessária a presença de seus pais ou responsáveis, e os seguintes documentos:
• Certidão de nascimento, certidão de casamento ou documento de identificação oficial com foto do menor;
• Documento de identificação oficial com foto do solicitante, (um dos pais, tutor, curador ou responsável pela guarda);
• Documento que comprove a tutela, curatela ou responsabilidade pela guarda, conforme o caso, do incapaz ou interdito.