Imprimir CPF

Imprimir CPF

O CPF, Cadastro de Pessoa Física, é um documento muito importante para o cidadão e é solicitado em diferentes ocasiões do dia a dia. Você lembra de quando ele era usado como um cartão azul? É,  não existe mais dessa forma, agora, é necessário que o cidadão faça a impressão pela internet. Por isso, vamos mostrar abaixo como funciona para ajudar você a imprimir CPF.

Quem pode tirar o CPF

Antes de saber como tirar, é importante entender se você já pode obter o seu né? Menores e maiores de 16 anos, brasileiros que vivem no exterior e até pessoas que estão interditadas tem direito ao seu.

Para os menores de 16 anos, o documento deve ser solicitado pelos pais ou responsáveis. Agora, quem já é maior de 16 anos precisa solicitar ele mesmo ou um representante legal se houver.

Quem está incapaz ou interditado deve fazer essa solicitação através do tutor ou curador. Se você precisar número de CPF de uma pessoa falecida para inventariar bens, poderá pedir o documento apenas quem for cônjuge, convivente ou herdeiro (filhos, por exemplo). Se a pessoa não tem bens a inventariar, qualquer parente pode fazer a solicitação.

Por fim, brasileiros que moram fora do país e estrangeiros também pode fazer o pedido.

 imprimir cpf

Onde tirar o CPF

Você pode tirar seu CPF presencialmente no país, presencialmente se estiver no exterior e pela internet.

Se você está no país, é só ir até uma agência do Banco do Brasil, Caixa Econômica ou dos correios. Se você estiver no exterior, solicite o documento em uma embaixada ou consulado brasileiro perto de você. Já pela internet, é obrigatório possuir o Título de Eleitor para imprimir CPF.

Documentos Necessários

Solicitação em agência Bancária ou Correio

Se você for a uma agencia bancária ou nos correios e tiver mais de 16 anos, precisa levar um documento de identidade (RG, CNH), e o Título de Eleitor ou protocolo de inscrição fornecido pela Justiça Eleitoral.

Se você for menor de 16 anos, deve levar o documento de identidade, data de nascimento e filiação. Para os pais ou responsáveis é necessário um documento de identificação.

Quando for solicitado por um procurador deve levar os documentos acima, conforme cada caso e um documento de identificação com foto, CPF do procurador, e o Instrumento Público de procuração ou particular com firma reconhecida.

Solicitação no exterior

Os documentos são iguais aos citados acima para maiores ou menores de 16 anos ou para procurador, de acordo com cada caso. Mas, além desses, pode ser necessário preencher e imprimir um formulário que você pode pegar no site da Receita Federal para entregar na representação diplomática brasileira do país em que você mora.

Solicitação pela internet

Como dito acima, para fazer a inscrição pela internet é preciso já possuir o Título de Eleitor e realizar no site da Receita Federal. Você vai precisar acessar a um formulário, preenche-lo, e enviá-lo.

Depois, você receberá um comprovante de inscrição e um número de protocolo, que pode ser usado para acompanhar o processo. Depois de concluir a sua inscrição, é só imprimir CPF da sua casa mesmo.

imprimir-cpf

Imprimir 2ª via

Caso você tenha perdido ou tenha sido roubado, é preciso imprimir a 2ª via do seu CPF e esse procedimento também pode ser feito na internet. Existem duas maneiras de realizar a impressão, o que as diferencia é se o contribuinte entregou pelo menos uma vez a declaração anual de imposto de renda nos últimos 2 anos.

Quem não fez a declaração

Você vai precisar acessar o link no site da Receita Federal e informar os seguintes dados: Número do CPF, nome completo, nome da mãe, data de nascimento e número do Título de Eleitor (quem ainda não possui pode deixar o campo em branco).

Link para fazer a inscrição: http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATCTA/CPF/ImpressaoComprovante/ConsultaImpressao.asp

cartao CPF

Quem já fez a declaração

Esse caso é um pouco mais complicado e precisa ser feito através do Portal do e-CAC da Receita Federal. Depois de acessar, é só seguir os passos abaixo:

Você vai precisar gerar um código de acesso ao sistema. Clique no link “Saiba como gerar o código de acesso”. Depois você vai clicar em “Gerar código de acesso para pessoa física”

Então, insira o número do seu CPF e data de nascimento. Depois é só digitar o código de caracteres e clicar em “Avançar”. Na próxima página você vai informar o número do recibo da Declaração Anual de Imposto de renda dos últimos dois anos e criar uma senha. Então clique em “Gerar código”.

Nesse momento o sistema vai exibir um Código de Acesso, é bom você anotar ou imprimir. Em seguida você clica em “Acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC)”.

Agora você estará na página do e-CAC e só precisa informar os campos necessários e clicar em “Avançar”.  Em seguida clique em “Cadastros”, após, clique em “Comprovante de inscrição do CPF”.

Por fim, será exibido seu CPF. Agora, você vai imprimir o documento clicando em “Preparar página para impressão” e em “Imprimir” na próxima tela.

A realização do cadastro do CPF pela internet facilitou a vida de muita gente, que não tem tempo para ir até o local necessário ou que prefere fazer de casa mesmo. É fácil, rápido e você imprime como quiser. Aproveite essa facilidade e solicite já o seu.